5 de ago. de 2011

Por dentro da música | (I Can't Make It) Another Day

Lenny Kravitz e Michael Jackson
Gravada como versão demo em 1999 no lendário Marvin's Room Studio pelo cantor e compositor Lenny Kravitz e Michael Jackson, parte dessa canção inesperadamente surgiu no YouTube em 2008, fazendo com que Kravitz a completasse. Ele convidou Dave Grohl do Foo Fighters para tocar bacteria e colocar seus próprios vocais de fundo, e um solo de guitarra na faixa.

Kravitz explicou num video que ele não sabia como um trecho não-mixado da canção vazou, adicionando que sua cópia da canção foi "trancada num cofre desde que foi gravada."

Ele adicionou: "A canção foi gravada por Michael e por mim. Eu a produzi para ele, escrevi a canção e toquei todos os instrumentos na faixa. Foi uma das experiências musicais mais incríveis que eu tive. Foi feita por duas pessoas que se respeitam e amam a música. Foi isso."

Uma versão terminada da faixa finalmente surgiu no primeiro album póstumo de Jackson, “Michael”. Apesar de ter sido creditado na faixa, Grohl negou à Q Magazine que tenha trabalho seu na música. Disse o líder do Foo Fighter: "Não estou naquela canção, cara. Lenny Kravitz me ligou, ele disse, 'Tenho um projeto – quer tocar bateria numa música de Michael Jackson?' P---, sim, ele me enviou um disco rígido, nós passamos uma tarde colocando muita bateria nela.

Nós a enviamos de volta para Lenny e dois meses depois eu não tinha escutado nada. Depois eu abro uma revista e ela diz que o disco de Michael Jackson seria lançado na semana seguinte e ela está lá. Eu, tipo, 'Espere um segundo, Eu não tinha nem escutado a p---- ainda!' Então eu escrevi para ele... cara, o que está acontecendo? Eu nunca ouvi dele novamente. Então eu ouvi a faixa, e ela diz: 'Participação de Dave Grohl na bateria' – minha bateria nem está lá. Eu acho que eles a “samplearam”, tipo, meus sons de pratos, e é isso."

1 de ago. de 2011

Dancing The Dream | Quando os Bebês Sorriem

Quando os sonhadores sonham e beijam a pessoa amada
E o arco-íris tece e irradia suas cores
Aqueles são momentos tão gloriosamente vivos
Tomamos a iniciativa, pegamos o mergulho
Num abismo ficamos pendurados por um momento
Aqueles são momentos quando os bebês sorriem
Aqueles são momentos quando o destino é quebrado

Dancing The Dream | Dois Pássaros

É difícil dizer a eles o que eu sinto por você. Eles nem te conhecem, e ninguém tem sua fotografia. Então, como eles podem entender seu mistério? Vamos dar uma pista a eles: Dois pássaros pousaram numa árvore. Um come cereja, enquanto o outro apenas observa. Dois pássaros voam pelo ar. A música de um cai como um cristal do céu, enquanto o outro fica em silêncio. Dois pássaros rodeam o sol. Um captura a luz em suas penas prateadas, enquanto o outro abre asas de invisibilidade. É fácil adivinhar qual deles sou, mas eles nunca encontrarão você. A menos que... A menos que eles já conheçam o amor que nunca interfere, que observa o além, que respira livremente no ar invisível. Doce pássaro, minha alma, seu silêncio é tão precioso. Vai demorar muito para o mundo ouvir sua canção em mim? Oh, aquele é um dia pelo qual espero!
-------------------------------------------
Extraído do livro Dancing The Dream
Escrito por Michael Jackson. Introdução por Elizabeth Taylor.
Publicado em 1992 pela editora Doubleday.
ISBN: 0385422776 - 149 páginas
Traduzido para o português por Jaime Verçosa (jimverc@gmail.com)

Dancing The Dream | Você Estará Lá? (Will You Be There)

Abrace-me como o Rio Jordão
E direi a você
Você é meu amigo
Carregue-me como meu irmão
Ame-me como uma mãe
Você estará lá?

Quando aborrecido, diga-me, você me abraçará?
Quando errado, você me corrigirá?
Quando perdido, você me encontrará?
Mas eles me disseram que um homem deve ter fé
E andar quando não for capaz
E lutar até o fim
Mas sou somente um humano
Todos estão tentando me controlar
Parece que o mundo tem um papel para mim
Estou tão confuso
Você mostrará para mim?
Você estará para mim
E cuidará o bastante para me sustentar?

Dancing The Dream | Confiança

Enquanto estava alimentando os esquilos no parque, notei que um pequenino parecia não confiar em mim. Enquanto os outros vieram perto o bastante para comer na minha mão, ele ficou distante. Joguei um amendoim em sua direção. Ele se aproximou, o pegou nervosamente, e correu. Da vez seguinte ele deve ter sentido menos medo, porque veio um pouco mais perto. Quanto mais seguro se sentia, mais ele confiava em mim. Finalmente ele sentou-se aos meus pés, tão destemido quanto qualquer outro esquilo que espera o próximo amendoim.

Confiança é assim - é como descer para confiar em você mesmo. Outros não têm medo de você; você tem que fazer por si mesmo. É difícil, porque medo e dúvida são fortes. Temos medo de sermos rejeitados, de sermos machucados mais de uma vez. Então mantemos uma distância segura. Achamos que, se nos afastarmos dos outros, estaremos protegidos, mas isso não funciona. Parece que somos sozinhos e que não somos amados. Confiar em si mesmo começa por reconhecer que é bom ter medo. Ter medo não é um problema, porque todos se sentem ansiosos e inseguros, às vezes. O problema é não ser honesto o bastante para admitir seu medo. Sempre que aceito minha própria dúvida e insegurança, sou mais aberto a outras pessoas. Quanto mais profundo penetro em mim mesmo, fico mais forte, porque noto que meu "eu" real é muito maior que qualquer medo. Aceitando-se completamente, a confiança se torna completa. Não há qualquer separação mais longa entre as pessoas, porque não há qualquer separação por dentro. No espaço onde o medo vive, o amor é permitido a crescer.
-------------------------------------------
Extraído do livro Dancing The Dream
Escrito por Michael Jackson. Introdução por Elizabeth Taylor.
Publicado em 1992 pela editora Doubleday.
ISBN: 0385422776 - 149 páginas
Traduzido para o português por Jaime Verçosa (jimverc@gmail.com)

Dancing The Dream | Asas Sem Mim

Era agosto, e eu estava olhando o céu. Com uma mão protegendo meus olhos, percebi um falcão planando sobre as correntes de ar quente. Mais alto e mais alto ele girou, até que com um grito misterioso, ele desapareceu. De uma vez me senti abandonado. "Porque você desenvolveu asas sem mim?" Fiquei de luto. Então meu espírito disse, "O caminho do falcão não é o único. Seus pensamentos são livres como qualquer pássaro." Então fechei meus olhos e meu espírito decolou, girando tão alto quanto o falcão, depois além, depois estava olhando a terra toda de cima. Mas algo estava errado. Porque me sentia tão frio e sozinho? "Você desenvolveu asas sem mim," meu coração disse. "Como a liberdade pode ser tão boa sem amor?" Então eu fui calmamente para a cama de uma criança doente e cantei uma canção de ninar para ela. Ela dormiu sorrindo, e meu coração decolou, juntando-se ao meu espírito.

Dancing The Dream | Aquele no Espelho

Eu queria mudar o mundo, então levantei uma manhã e olhei no espelho. Aquele olhando de volta disse, "Não há muito tempo. A terra está movida com dor. Crianças morrem de fome. As nações ficam divididas pela desconfiança e ódio. Em toda parte o ar e a água foram sujas quase além da ajuda. Faça algo!

Aquele no espelho sentiu-se muito nervoso e desesperado. Tudo pareceu uma bagunça, uma tragédia, um desastre. Concluí que ele estava certo. Não me senti terrível com estas coisas também, como ele? O planeta estava sendo usado e jogado fora. Imaginando a vida terrestre daqui a uma geração, fiquei em pânico. Não foi difícil encontrar pessoas boas que quiseram resolver os problemas da terra. Enquanto ouvia suas soluções, eu pensava, "Existem desejos muito bons aqui, muita preocupação." Antes de ir dormir, aquele no espelho olhou de volta para mim seriamente, "Agora chegaremos em algum lugar," declarou. "Se todos fizerem sua parte." Mas todos não fizeram sua parte. Alguns sim, mas pararam a maré? Foram a dor, fome, ódio, e poluição resolvidos? Desejando que sim - sabia daquilo.