12 de jul. de 2011

Dancing The Dream | Assim os Elefantes Marcham


ASSIM OS ELEFANTES MARCHAM - Michael Jackson

Um fato curioso sobre elefantes: para sobreviver, não devem cair. Qualquer outro animal pode tropeçar e levantar-se novamente. Mas um elefante sempre fica de pé, mesmo dormindo. Se algum do rebanho escorrega e cai, não tem jeito. Ele deita de lado, um prisioneiro de seu próprio peso. Embora os outros elefantes tentem, não conseguem levantá-lo. Com uma respiração pesada e lenta, o elefante caído morre. Os outros vigilham, depois lentamente vão embora. Isto é o que aprendi dos livros sobre a natureza, mas tenho curiosidade se eles estão certos. Não existe outra razão pela qual os elefantes não possam cair? Talvez eles não queiram. Não cair é a sua missão. 

Como o mais inteligente e o mais paciente dos animais, fizeram um pacto - imagino que há muito tempo, quando as eras geladas estavam acabando. Andando em grandes rebanhos sobre a face da terra, os elefantes avistaram homens na grama alta com suas lanças duras como pedras. "Que medo e raiva esta criatura tem," os elefantes pensaram. "Mas ele vai herdar a terra. Somos sábios o bastante para saber. Vamos dar um exemplo para ele." Então os elefantes colocaram suas cabeças cinzentas juntas e pensaram. Que tipo de exemplo eles poderiam mostrar ao homem? Eles poderiam mostrá-lo que seus poderes eram muito maiores que os dele, o que era verdade. Eles poderiam mostrar sua raiva antes, que era terrível o bastante para desarraigar florestas inteiras. Ou eles poderiam controlar o homem pelo medo, atropelando seus campos e quebrando suas cabanas. Em momentos de grande frustração, elefantes selvagens farão todas estas coisas, mas como um grupo, colocando suas cabeças juntas, eles decidiram que aquele homem aprenderia melhor com uma mensagem boa. "Vamos mostrá-lo nossa reverência pela vida," disseram. E depois daquele dia, os elefantes ficaram silenciosos, pacientes, pacíficos. Eles deixaram os homens montá-los e arreá-los como escravos. Eles permitiram que crianças rissem de seus truques no circo, exilados das grandes planícies africanas onde uma vez viveram como senhores. 

Mas a mensagem mais importante dos elefantes está em seu movimento. Para eles viver é se mover. Dia após dia, era após era, os rebanhos marcham, uma grande massa de vida que nunca cai, uma força de paz que não se para. Animais inocentes, eles não suspeitam que depois de todo esse tempo, eles cairão de uma bala por milhares. Eles deitarão na poeira, mutilados por nossa ambição sem vergonha. Os grandes machos caem primeiro, assim que seus dentes caninos possam se transformar em bugigangas. Depois as fêmeas caem, assim que homens possam ter troféus. Os filhotes correm gritando do cheiro do sangue de sua própria mãe, mas não se pode correr das armas. 

Silenciosamente, sem ninguém para cuidar deles, eles morrerão, também, e todos os seus ossos se mancham ao sol. Entre tanta morte, os elefantes poderiam apenas desistir. Tudo o que devem fazer é cair ao chão. Isso basta. Eles não precisam de uma bala: a natureza deu a eles a dignidade de deitar e descansar. Mas elem lembram de seu pacto antigo e de sua promessa para nós, que é sagrada. Então os elefantes continuam a marchar, e a cada pisada, soam as palavras na poeira: "Observe, aprenda, ame. Observe, aprenda, ame." Você pode ouvi-los? Um dia em vergonha, os fantasmas de dez mil senhores das planícies dirão, "Não odiamos vocês. Não vê, finalmente? Tivemos vontade de cair, mas vocês, pequenos, nunca cairão de novo." 
-------------------------------------------
Extraído do livro Dancing The Dream
Escrito por Michael Jackson. Introdução por Elizabeth Taylor. 
Publicado em 1992 pela editora Doubleday.
ISBN: 0385422776 - 149 páginas
Traduzido para o português por Jaime Verçosa (jimverc@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário