18 de jul. de 2011

Dancing The Dream | Garotinha Esperta

Conheço uma garotinha esperta que não pode andar. Ela está confinada a uma cadeira de rodas, e pode ficar o resto de sua vida lá, já que seus médicos não tinham uma previsão de melhora. Quando eu a conheci, ela sorriu para mim e me conquistou com sua felicidade. Quão aberta ela foi! Não estava se escondendo na autopiedade para aprovação ou proteção de um senso de vergonha. Ela se sentia completamente inocente sobre não ser capaz de andar, como um cachorrinho que não tem ideia se é um vira-lata ou campeão da raça. Ela não julgou a si mesma. Aquilo foi sua inteligência. Tenho visto o mesmo olhar esperto nas crianças, "pobres" crianças como a sociedade as vê, porque elas não têm comida, dinheiro, lares seguros, ou corpos saudáveis. Quando alcançaram uma certa idade, muitas delas compreendiam a situação.

A maneira como os adultos olham para suas vidas rouba delas a inocência, que é tão rara e preciosa. Elas começaram a acreditar que deveriam se sentir más sobre elas mesmas; que isto é o "certo". Mas esta garotinha esperta, tendo somente quatro anos, flutuou sobre a piedade e a vergonha como um pardal despreocupado. Ela tomou meu coração em suas mãos e o fez tão leve como algodão, então foi impossível para mim começar a pensar, "Que coisa terrível." Tudo o que vi foi luz e amor. Em sua inocência, crianças muito jovens se conhecem para serem luz e amor. Se nós permitirmos, elas podem nos ensinar a ver nós mesmos do mesmo jeito.

Uma faísca da contemplação da garotinha contém o mesmo conhecimento que a Natureza implanta no coração de todo ser vivo. É o segredo silencioso da vida, que não se pode falar. Apenas se sabe. Conhece a paz e como não ferir. Sabe que mesmo o último fôlego é um gesto de gratidão ao Criador. Sorri para estar vivo, esperando pacientemente por eras de ignorância e tristeza para morrer como uma miragem. Vejo este conhecimento se mostrando nos olhos das crianças mais e mais, o que me faz pensar que sua inocência está ficando mais forte. Elas vão desarmar a nós adultos, e isto será o bastante para desarmar o mundo. Elas não sentem razão para estragar o ambiente, e o ambiente será limpo sem briga. Uma garotinha esperta me contou o futuro quando ela olhou para mim, tão cheia de paz e contentamento. Fiquei alegre em poder confiar nela sobre todos os espertos. Como luz e amor nos tirou da culpa e da vergonha e sua profecia deve se cumprir.
-------------------------------------------
Extraído do livro Dancing The Dream
Escrito por Michael Jackson. Introdução por Elizabeth Taylor.
Publicado em 1992 pela editora Doubleday.
ISBN: 0385422776 - 149 páginas
Traduzido para o português por Jaime Verçosa (jimverc@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário