1 de ago. de 2011

Dancing The Dream | Aquele no Espelho

Eu queria mudar o mundo, então levantei uma manhã e olhei no espelho. Aquele olhando de volta disse, "Não há muito tempo. A terra está movida com dor. Crianças morrem de fome. As nações ficam divididas pela desconfiança e ódio. Em toda parte o ar e a água foram sujas quase além da ajuda. Faça algo!

Aquele no espelho sentiu-se muito nervoso e desesperado. Tudo pareceu uma bagunça, uma tragédia, um desastre. Concluí que ele estava certo. Não me senti terrível com estas coisas também, como ele? O planeta estava sendo usado e jogado fora. Imaginando a vida terrestre daqui a uma geração, fiquei em pânico. Não foi difícil encontrar pessoas boas que quiseram resolver os problemas da terra. Enquanto ouvia suas soluções, eu pensava, "Existem desejos muito bons aqui, muita preocupação." Antes de ir dormir, aquele no espelho olhou de volta para mim seriamente, "Agora chegaremos em algum lugar," declarou. "Se todos fizerem sua parte." Mas todos não fizeram sua parte. Alguns sim, mas pararam a maré? Foram a dor, fome, ódio, e poluição resolvidos? Desejando que sim - sabia daquilo.

Quando acordei no outro dia, aquele no espelho olhou confuso. "Talvez não haja esperança," ele sussurrou. Então um olhar manhoso veio em seus olhos, e ele encolheu os ombros. "Mas você e eu sobreviveremos. Pelo menos estamos fazendo tudo certo." Senti-me estranho quando ele disse aquilo.

Houve algo de errado ali. Senti uma fraca suspeita, como nunca havia sentido. O que seria se aquele no espelho não fosse eu? Ele se sente separado. Ele vê problemas "externos" a serem resolvidos. Talvez eles estejam, talvez não. Ele avançará. Mas não sinto desta maneira - aqueles problemas não são "externos", realmente. Sinto-os dentro de mim. Uma criança chorando na Etiópia, uma gaivota lutando pateticamente num vazamento de óleo, um gorila das montanhas sendo caçado sem dó, um soldado adolescente tremendo com o terror quando ele ouve os voos de saudação: isto não está acontecendo comigo quando eu vejo e ouço sobre eles? Na próxima vez que olhei no espelho, aquele olhando de volta começou a desaparecer. Foi só uma imagem depois de tudo. Ela mostrou-me uma pessoa solitária enclausurada num pacote lindo de pele e ossos. "Uma vez pensei que você fosse eu?" Imaginei. Não estou abandonado e com medo.

A dor da vida me toca, mas a alegria da vida é muito mais forte. E ela sozinha curará. A vida é o remédio da vida, e o máximo que posso fazer pela terra é ser sua criança querida. Aquele no espelho recuou e se contorceu. Não pensou muito sobre amor. Ver "problemas" foi muito mais fácil, porque o amor significa completar a auto-honestidade. Ai! "Oh, amigo," Sussurrei para ele, "você acha que se pode resolver os problemas sem amor?" Aquele no espelho não tinha certeza. Estar sozinho por tanto tempo, não confiando nos outros e nem sendo confiado pelos outros, o tirou da realidade da vida. "O amor é mais real que a dor?" perguntou. "Não posso afirmar. Mas pode ser. Vamos descobrir," eu disse. Toquei o espelho com um gracejo. "Não vamos ficar sozinhos de novo. Você será meu parceiro? Ouvi uma dança começando. Venha." Aquele no espelho sorriu timidamente. Ele estava percebendo que nós poderíamos ser melhores amigos. Poderíamos ser mais pacíficos, mais amáveis, mais honestos com os outros a cada dia. Isso mudará o mundo? Acho que sim, porque a Mãe Terra nos quer felizes e a amando conforme atendemos suas necessidades. Ela precisa de pessoas corajosas do seu lado, de quem a coragem vem por ser parte dela, como um bebê que é bravo o bastante para andar porque a Mãe está segurando seus braços para pegá-lo.

Quando aquele no espelho está cheio de amor para mim e para ele, não há nada a temer. Quando estivemos com medo e em pânico, paramos de amar nossas vidas e esta terra. Ficamos desconectados. Ainda como alguém pode correr para ajudar a terra se eles sentem-se desconectados? Talvez a terra está dizendo a nós o que ela quer, e não ouvindo, caimos em nosso próprio medo e pânico. Uma coisa eu sei: Nunca me senti sozinho quando sou a criança da terra. Não tenho que aderir à minha sobrevivência pessoal todo o tempo que percebo, dia a dia, que tudo da vida está em mim. As crianças e sua dor; as crianças e sua alegria. O oceano crescendo sob o sol; o oceano chorando com óleo negro. Os animais caçados e com medo; os animais explodindo com a alegria de estarem vivos. Este sentido de "o mundo em mim" é como sempre quis sentir. Aquele no espelho às vezes tem suas dúvidas. Então estou frágil com ele. A cada manhã eu toco o espelho e sussurro, "Oh, amigo, ouço uma dança. Você será meu parceiro? Venha."
-------------------------------------------
Extraído do livro Dancing The Dream
Escrito por Michael Jackson. Introdução por Elizabeth Taylor.
Publicado em 1992 pela editora Doubleday.
ISBN: 0385422776 - 149 páginas
Traduzido para o português por Jaime Verçosa (jimverc@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário