4 de mar. de 2011

Dancing The Dream | O Garoto e o Travesseiro

Um sábio pai quis ensinar uma lição a seu jovem filho. "Aqui está um travesseiro bordado com linhas de seda e recheado com as penas de ganso mais raras da terra," ele disse. "Vá para a cidade e veja o que você consegue por ele." Primeiro o garoto foi ao bazar, onde ele viu um rico comerciante de penas. "O que você me dá por este travesseiro?" perguntou. O comerciante encolheu seus olhos. "Darei-te cinqüenta ducados de ouro, pois sem dúvida é um raro tesouro." O garoto agradeceu e continuou. Depois ele viu uma esposa de fazendeiro vendendo vegetais ao lado da estrada. "O que você me dá por este travesseiro?" perguntou. Ela experimentou e exclamou, "Quão suave ele é! Darei-te uma peça de prata, pois há muito tempo não coloco minha cabeça cansada sobre um travesseiro como este." O garoto a agradeceu e foi embora.

Finalmente ele viu uma jovem camponesa lavando as escadas de uma igreja. "O que você me dá por este travesseiro?" perguntou. Olhando nele com um sorriso estranho, ela respondeu, "Darei-te um centavo, pois posso ver que seu travesseiro é como estas pedras." Sem hesitação, o garoto deixou o travesseiro aos pés dela. Quando ele voltou para casa, ele disse ao seu pai, "Consegui o melhor preço pelo seu travesseiro." E ele mostrou o centavo. "O que?" seu pai esclamou. "Aquele travesseiro valia cem ducados de ouro, no mínimo." "Foi o que o comerciante viu," disse o garoto, "mas sendo mesquinho, ele me ofereceu cinqüenta. Consegui uma oferta melhor que aquela. Uma esposa de fazendeiro me ofereceu uma peça de prata." "Você está louco?" disse seu pai. "Quando uma peça de prata vale mais que cinqüenta ducados de ouro?" "Quando há amor," respondeu o garoto. "Se ela tivesse me dado mais, ela não poderia alimentar seus filhos.

E eu consegui uma oferta melhor que aquela. Vi uma camponesa lavando as escadas de uma igreja que me ofereceu este centavo." "Você perdeu sua inteligência completamente," seu pai disse, balançando a cabeça dele. "Quando um centavo vale mais que uma peça de prata?" "Quando há devoção," o garoto respondeu. "Apesar de ela estar trabalhando para seu Senhor, e as escadas de Sua casa parecerem mais suaves que qualquer travesseiro. Mais pobre que o paupérrimo, ela ainda tinha tempo para Deus. Foi por isso que eu a ofereci o travesseiro." Nisto o sábio pai sorriu, abraçou seu filho, e com os olhos marejados ele sussurrou: "Você aprendeu bem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário