10 de mar. de 2011

História do Eletric Boogie

A história do Boogie e do Breakdancing volta até 1974. Um Michael Jackson muito jovem apareceu na televisão, fazendo o 'Robô' para o sucesso do Jackson Five, 'Dancing Machine'.

No verão de 1977, outra influência poderosa veio junto - Shields & Yarnell, que foram dois mímicos talentosos. Eles foram vistos primeiro se apresentando no Union Square, em San Francisco, e foram fazer várias aparições como convidados na televisão, culminando no seu próprio show de verão em 1977. Eles fizeram sua própria versão do Robô, movendo apenas uma parte do corpo de cada vez, e deslizando pelo chão como se estivessem sobre rodas.

Muitos que viram o show não viram apenas mímica, mas dança. Vida foi dada ao novo estilo de dança do robô, e mais e mais pessoas começaram a fazê-la. Em 1977, quatro jovens mímicos viram Shields & Yarnell se apresentarem na televisão. Eles ficaram muito impressionados com o que viram. Eles liam muitos livros sobre mímica na biblioteca, em Nova York, e gravavam todos os shows deles. Eles formaram o primeiro grupo de Electric Boogie, chamado Harlem Pop Lockers. Foram originalmente descobertos quando iam para casa após assistirem a um filme na vila Greenwich.

Na ocasião, não estavam se apresentando, apenas embromando, mas foram um sucesso imediato, e continuaram a se apresentar para a televisão, boates, e até fizeram um vídeo para a MTV alemã. Na época em que o Harlem Pop Lockers foi formado, o Electric Boogie adicionou o movimento de "flutuar".

A ‘flutuação para trás’ ou 'passo da lua' (moon walk) tornou-se famoso primeiramente por James Brown, depois por Jeffrey Daniels de Shalimar no início da década de 1980, e de uma maneira mais especial, por Michael Jackson. Na verdade, foi Jeffrey Daniels dançando no show de TV 'Soul Train' que foi o mais responsável por seu sucesso. Ele foi tão bom quando o fez que todos queriam fazê-lo.

Outras influências foram predominantes no crescimento do Electric Boogie. O final da década de 1970 e início da de 1980 viram grandes avanços nos campos da eletrônica e computadores, e como resultado, o estilo de dança ficou mais futurista, adaptando-se perfeitamente aos tempos.

Um estilo egípcio de dança chamado 'King Tut' provavelmente cresceu do comediante Steve Martin quando fez a dança no programa 'Saturday Night Live'. Você pode, muitas vezes, ver dançarinos empilhados uns atrás dos outros, com posições diferentes dos braços para que o dançarino da frente pareça ter muitos braços, movendo mecanicamente. O estilo de dança original vem do Oriente, mas desde que é uma dança incomum, foi adicionada como um movimento dentro do Electric Boogie. O ‘Lock’ veio de uma personagem de desenho animado chamado 'Rerun', que surgiu num show de TV chamado, 'What's Happening'. Ele, várias vezes, fazia uma dança cômica que envolvia o movimento de seus braços e pernas rapidamente, e entre cada movimento, ele dava uma breve pausa, ou ‘Lock’.

No final de 1983 e início de 1984, por razões que ninguém realmente sabe, o Breakdancing tornou-se uma febre, e espalhou-se de cidade em cidade. Agora é muito popular e pode ser vista em filmes, vídeos, comerciais e nas rodinhas de crianças das ruas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário